quarta-feira, 5 de maio de 2010

ORAÇÃO DO PAI NOSSO

"...seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu..." (Mateus 6.9-13)




Nossa fé é baseada nos ensinamentos da Palavra de Deus, especialmente nos ensinos de Jesus. Uma das coisas que Jesus nos ensinou é sobre como orar.

Jesus preparou, inicialmente, doze homens para implantação do Seu Reino sobre a face da Terra, aos quais Ele enviou para pregar e ensinar, por isso, apóstolos ou enviados. Preparou dezenas de outros discípulos. Após Sua partida, a orientação dEle deveria continuar. A ORAÇÃO é o ato íntimo de comunhão com Deus, através de Jesus e do Espírito Santo, de adoração a Deus, louvor, ação de graças, confissão, contrição, intercessão, súplicas e etc.

Em Daniel 9.3, encontramos um modelo de oração: "Voltei o rosto ao Senhor Deus, para O buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza...".

Por que a oração ensinada por Jesus é chamada DOMINICAL? Dominical vem do Latim, da palavra "dominus", Senhor; e "domini", do Senhor. Em Tiago 5.16, o apóstolo afirma que a oração do justo pode muito em sua eficácia: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

A "Oração Dominical" não é para ser só repetida em forma de reza. Ela traz em sua estrutura o MODELO ideal para nossa oração a Deus. Vejamos:

Em primeiro lugar, começa com "PAI NOSSO". É a certeza de que somos da família de Deus. Deus é nosso Pai! O apóstolo Paulo sintetizou bem esta verdade na sua carta aos Efésios, 2.19: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus". Jesus disse e João registrou no cap. 1.12: "Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder (ou o direito) de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no Seu nome". Quem é filho, é da família, seja natural ou do coração.

A oração do ímpio, ou seja, de quem não é filho, é abominável diante de Deus: "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a Lei, até sua oração é abominável" (Provérbios 28.9).

Em segundo, transmite uma idéia de lugar onde Deus está "QUE ESTÁS NOS CÉUS". Deus está em toda parte, mas os céus são o Seu trono: "Mas, de fato, habitaria Deus na Terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei." (1ª Reis 8.27). Jesus orou assim também: "...Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti" (João 17.1 b).

Em terceiro, "SANTIFICADO SEJA O TEU NOME". É o reconhecimento da santidade de Deus. É reverência. O Nome é a essência: "O Senhor está no Seu Santo templo; cale-se diante dEle toda a Terra" (Habacuque 2.20). Veja só através de quantas maneiras podemos santificar o Nome do Senhor: Por palavras (o samaritano leproso curado: Lucas 17.12 a 16); pela vida (I Pedro 2.11 e 12). Temos que tomar cuidado para que o Nome do Senhor não seja blasfemado (Romanos 2.24).

Em quarto, "VENHA O TEU REINO". O Reino de Jesus não é deste mundo, e nós haveremos de reinar com Ele. Este mundo está entregue ao seu Príncipe: "O meu Reino não é deste mundo". Estamos em território estranho; somos estrangeiros aqui: "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou". As nossas súplicas estão fumegando diante de Deus. (Apocalipse 5.8 e 8.3 e 4)

Em quinto, "SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU". Quando oramos assim, em muitas vezes estamos dizendo a Deus que a vontade dEle não seja feita, porque não fazemos e às vezes nem estamos dispostos a fazer a vontade de Deus, que é feita nos céus. A vontade de Deus-Pai é soberana, a ponto de Jesus orar em agonia ao Pai: "...contudo, faça-se a Tua vontade!" (Mateus 26.39 a 42). Devemos nos submeter à vontade de Deus em amor, e não por obrigação.

Em sexto, "O PÃO NOSSO DE CADA DIA, DÁ-NOS HOJE". Pão é a única coisa material que Jesus ensinou a pedir. O Reino de Deus é a primeira preocupação de Jesus: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6.33).

Em sétimo, "E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS". O pecado é dívida que Jesus resgatou ou pagou na Cruz pelo perdão de nossos pecados. Deus perdoou-nos por amor a Cristo - "...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34).

Em oitavo, "E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO". O Homem é livre para escolher: Deus respeita o seu livre-arbítrio. O ímpio maquina o mal, mas o justo foge às tentações. Tentações são "tentativas" do diabo em nos derrubar, passar uma rasteira em nós. Ele tem prazer em ver crente cair; obreiro, então, ele faz festa quando acontece! "O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão". Aleluia! (Salmo 37.23 e 24).

Em nono, "MAS, LIVRA-NOS DO MAL". Não se trata de livrar-nos do maligno, que sempre está à nossa volta, mas de todos os males: enfermidades, tristezas, invejas, inimizades, discórdias, enfim tudo o que prejudica nossa alma. "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal."

Em décimo, "PORQUE TEU É O REINO, E O PODER, E A GLÓRIA, PARA SEMPRE.". É o ato de adoração pelo reconhecimento do que Deus é: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude..." (Salmo 24.1); de louvor: "Ao que está assentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 5.13).

Querido irmão, querida irmã, nossa oração precisa ser com fé e com entendimento; por isso, Jesus nos deixou o modelo. Sua síntese, portanto, é: Pai (espírito filial, condição de filhos), nosso (idéia de universalidade), santificado (reconhecimento de reverência total), venha o teu Reino (caráter missionário de Sua presença), seja feita Tua vontade (posição de submissão e obediência), o Pão nosso (reconhecimento de nossa dependência total) perdoa-nos...assim como (condicionamento de nossa posição diante de Deus em relação aos nossos semelhantes), cair em tentações (precaução para que nos ajude a não cair), teu é o Reino, o Poder e a Glória (atitude de adoração e louvor).

Lembre de fazer sua oração ao Pai dentro deste modelo ensinado por Jesus.



Que Deus o abençoe, em nome de Jesus!

Um comentário:

  1. A paz minha amada irmã, que Deus te abençoe muito você e sua família, mensagem muito boa essa do Pai nosso, aprendi muito obrigado, já estou lhe seguindo se poder me seguir será um prazer ter você no barco com Jesus.


    www.jesusdentrodobarco.blogspot.com

    ResponderExcluir